quarta-feira, 13 de junho de 2012

Revista Novos Temas lança volume duplo


A publicação dos volumes cinco e seis de Novos Temas consolida a edição ininterrupta de uma revista voltada ao debate das grandes questões da contemporaneidade. Plural, no campo da produção crítica e antagonista, Novos Temas tem realizado a tarefa de aglutinar as diversas interpretações do campo marxista sem, no entanto, deixar de relevar as diferenças intrínsecas entre os que debatem a sociabilidade sob a ótica da centralidade do trabalho.
Nesta edição, trazemos uma instigante entrevista com a filósofa cubana, Isabel Monal, uma intelectual da revolução cubana, que discorre, entre outros temas, sobre sua trajetória como intelectual marxista e sobre os dilemas e as perspectivas da experiência socialista cubana, assim como da própria esquerda latinoamericana.
Na Seção Fundamentos, publicamos a já histórica Carta Sobre o Stalinismo, do filósofo marxista húngaro Gyӧrgy Lukács, publicada em 1963 no contexto do impacto do XX Congresso do PCUS (1956), momento em que Lukács aposta na possibilidade de autocrítica das experiências socialistas vividas, especialmente na URSS. Em sua Carta, Lukács escreve como um intelectual-militante que atua em duas frentes que entendia como estratégicas: de um lado, a crítica aberta à experiência estalinista – e sua recusa a reduzir o fenômeno do stalinismo ao mero “culto à personalidade”, mas como resultado de uma “forma atípica de socialismo” (G.Lukács, Il Pensiero Vissuto) – e de outro, o retorno à Marx, para confrontar a teoria social marxiana com as situações existentes nas sociedades socialistas. Nessas duas frentes, enunciadas em sua Carta, estariam articuladas a superação do stalinismo, a auto-reforma assim como o aprofundamento da revolução nas sociedades socialistas e a continuação da crítica estrutural da sociabilidade burguesa.
Na Seção Artigos, apresentamos os textos dos professores José Paulo Netto, que analisa a recepção das ideias marxistas na América Latina; Ivo Tonet, sobre os dilemas da organização do Estado revolucionário, a partir das experiências da Revolução Russa e Vitor Bartoletti Sartori que discorre sobre a onto-negatividade da política, a partir das formulações do filósofo brasileiro José Chasin.
Na Seção História Imediata, Novos Temas discute a atual crise sistêmica do capitalismo, os impactos desse processo sobre a classe trabalhadora e a perspectiva do Socialismo, a partir dos trabalhos dos professores Sofia Manzano, Sérgio Lessa e Ricardo Antunes.
Na Seção Idéias em Movimento, os professores Sérgio Prieb e Paulo Ribeiro da Cunha resenham, respectivamente, os livros: Tinhorão – o legendário, de Elisabeth Lorenzotti e Outubro e as Experiências Socialistas do Século XX, organizado por Milton Pinheiro.
Com esses conteúdos, Novos Temas oferece ao leitor um conjunto de textos que contribuem para o debate dos problemas mais candentes da contemporaneidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário