segunda-feira, 16 de abril de 2012

Manifesto convocatória ao VI Congresso da UJC!


JUVENTUDE QUE OUSA LUTAR CONQUISTA O PODER POPULAR

Neste início de século, presenciamos no trabalho, nas ruas, nas escolas e Universidades, nos meios de comunicação ou até mesmo em casa, uma infinidade de violências que atentam contra a integridade moral e física da juventude e dos trabalhadores. A maioria de nós, cada um de sua forma, rejeita, nega a violência. A negação pode assumir muitas formas: pode ser um murmúrio desarticulado de descontentamento, a de lágrimas de frustração, a de um grito de fúria ou um rugido confiante. Pode ser ainda de um desassossego, de uma confusão, de um desejo ou apenas de uma inexplicável vibração crítica.

Os caminhos da contra-hegemonia popular na contestação ao atual modelo de Sociedade, nos levam a ampliar nosso nível de entendimento da realidade local e internacional, bem como, nos determina um aprofundamento de nossa compreensão dos diversos métodos e metodologias científicas. É frente a essa realidade e a esses desafios que se realizará de 12 a 15 de julho de 2012 em Niterói-RJ, o Congresso Nacional da UJC - União da Juventude Comunista, com o intuito de pensar a organização da resistência ao projeto autoritário que busca se consolidar junto à juventude brasileira, ao mesmo tempo de avançar na construção da alternativa a esse projeto – a Revolução Socialista, na perspectiva do comunismo. O VI Congresso da UJC tem como tarefa materializar o chamado de “estudar, organizar e lutar”. Irá reafirmar e debater o caminho da construção forte e vigorosa dos jovens comunistas em meio aos movimentos sociais, reforçando a atuação em entidades de base presentes e combativas, e em ações e campanhas por todo país, permeada pela disposição, alegria e espírito de luta que sempre caracterizou a juventude brasileira. As questões que afligem os jovens trabalhadores, o movimento estudantil, questões transversais, o debate de educação e universidade popular, bem como as ações nacionais unificadas com outras organizações populares e anticapitalistas são o centro desse Congresso.

Estudar e avançar em nossa capacidade de perceber a realidade é de fundamental importância para que possamos contribuir para a criação de mecanismos alternativos, populares e ecologicamente viáveis. Lutar pela Sociedade que queremos exige ainda aumentar nosso contingente e pressão militante em estreita aliança com os movimentos sociais. Conclamamos a militância da UJC a debater as teses em suas bases, a afirmarem sua convicção revolucionária em grandes e aprofundadas etapas estaduais, e a se mobilizarem para o que promete ser o maior Congresso da história da UJC no pós-redemocratização.

Nosso grito e rebeldia são contra as impossibilidades da produção e reprodução de um viver em sua plenitude. Rebelamos-nos contra o Modo de Produção Capitalista e seus vigilantes eunucos da imaginação, castradores da liberdade e carrascos do fazer emancipador, alienados alienantes incapazes de construir o futuro que com certeza virá.

Para afirmar a liberdade e eliminar as injustiças sociais é que gritamos e lutamos. Propomos ignorar ignorância e construir o Poder Popular, foco estratégico que alimenta a chama da inspiração crítica, atropelando os ditames autoritários baseados em sentimentos majoritariamente refratários aos valores do intelecto. Resgatar as raízes da criação libertadora é a tarefa impreterível que se impõe. Estar sempre à procura da centelha mágica e imponderável da inspiração como ato transformador e revolucionário.
Fazer o novo emancipatório; nossas armas são a audácia, a utopia e a incessante busca pela plenitude da humanidade castrada pelo capital.
Viva o VI Congresso da UJC!                                       
Viva os 85 anos da União da Juventude Comunista!
UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA                 








Nenhum comentário:

Postar um comentário